sábado, 17 de abril de 2010



Uma fraterna viagem ao outro lado do Rio

No mês de fevereiro aconteceu o 1° Cine Fórum no Centro da Pastoral da Juventude Estigmatina na Paróquia São Benedito. O filme escolhido foi Diários de Motocicleta e contamos com a presença de mais de trinta jovens, incluindo o grupo de jovens JOCAM “Jovens Construindo um Amanhã Melhor” da Paróquia Santa Edwiges.

O filme conta a aventura do jovem estudante de medicina Che Guevara e seu amigo Alberto Granado em uma viagem atravessando e conhecendo o continente sul-americano com uma motocicleta ironicamente chamada de “La Poderosa”. Em paralelo com as belas imagens da nossa América Latina, a desigualdade social também é mostrada neste filme e a partir deste conhecimento a dupla vai despertando dentro de si mesmos diversos questionamentos diante de tantas injustiças sociais que vão descobrindo. Um filme que vale muito a pena!

Ao final do filme, fizemos alguns comentários e uma das cenas que mais marcaram os jovens foi quando o jovem Che atravessa o rio a nado, mesmo sofrendo de asma, para comemorar o seu aniversário junto com os leprosos.

No filme o preconceito é simbolizado em dois mundos separados por um rio. E hoje? Quantos rios nos separam de outros lados, realidades, povos e pensamentos? Quantas barreiras ainda existem entre nós e o outro? Diante de uma Campanha da Fraternidade, estamos sendo fraternos uns com os outros? Estamos sendo irmãos?

É necessário sairmos do nosso cômodo lugar e ir ao encontro do outro, atravessando o rio até o outro lado, com respeito, reciprocidade, igualdade e abertura, pois sem isso não há fraternidade.



Jackeline de Pádua P. da Silva
Gestora de Projetos Sociais e estudante de Ciências Sociais
http://jackpadua.blogspot.com/

Nenhum comentário: